RSS

13 de maio

13 Maio

Bem, além de sexta feira 13, hoje também é dia de Nossa Senhora de Fátima… Como ateu, é algo que transcende a minha consciência. Acreditar que três pastorinhos viram alguém que, para mim, não existe é algo de absurdo. Imagino se eu andasse a espalhar que tinha visto Jesus ou Deus ou alguma santa, era apelidado de maluco… Não quero com isto criticar a fé ou a crença de ninguém, só estou a expor o meu raciocínio, a exercer o meu direito à minha liberdade de expressão. Como já deixei de conseguir ser agnóstico, não acredito em nada de religioso. Acho que a religião é uma fuga fácil, um escape à dura realidade por dois motivos. Primeiro porque ainda não conseguimos com a ciência explicar tudo, como por exemplo, explicar a nossa existência, explicar a nossa razão de viver e a religião preenche esse vazio existencial. Segundo, ajuda pensarmos que no fim de uma vida de sofrimento vamos ter paz numa existência eterna. Eu não sou contra a religião, sou apenas contra a hipocrisia daqueles que em nome de algo divino enganam os outros, fazem guerras, enriquecem em nome de Deus. Sou contra aqueles que hipocritamente cumprem todos os ritos e cultos religiosos, vão à missa ouvir as palavras do Senhor deles e cá fora não passam de escumalha da sociedade… sim, sou contra esses, revoltam-me, enojam-me… Não seria contra nada disso se as pessoas praticasse aquilo que apregoam e aprendem nos serviços religiosos, seria, certamente, um mundo mais justo e melhor para eles e para todos, não acham? Não acredito em milagres, mas acredito que as pessoas com força de vontade se possam “curar”, não é milagre, é força de vontade e, nisso, apoio a religião porque quando bem praticada dá ao verdadeiro crente esta força de vontade interior que o ajuda a superar muita coisa. Correndo o risco de ser mal interpretado, não gosto do papa, nem deste nem de nenhum, porque vivem rodeados de luxo enquanto muito do seu rebanho vive na miséria e a passar dificuldades. Digam-me, se Deus existisse e fosso tudo como na doutrina deles isto aconteceria? Claro que não. A muita injustiça que testemunho no mundo é o que me faz não acreditar, se Deus existisse não havia sofrimento, muito menos em crianças, os seres mais inocentes de nós… E a pedofilia dos padres? Dos próprios “mensageiros da palavra divina”… Não quero com isto estereotipar, sei que não são todos iguais, sei que há padres no verdadeiro sentido da palavra e, a esses dou os parabéns porque os aprecio, não na filosofia. mas nas relações pessoais com os semelhantes, ajudando-os. Um exemplo de algo que acho errado, aconteceu na igreja matriz da cidade onde vivo, como conseguem gastar uma fortuna numa porta para uma igreja quando há pessoas a passar fome e a precisar deles? Acho contraditório… mas é a minha opinião… Admiro a pessoa que foi Madre Teresa de Calcutá, essa sim, em nome de algo, ajudou muita gente, no meio deles, era igual a eles mas ajudou muita gente, vivia para ajudar o próximo, não como esses papas, padres bispos e afins… A religião tornou-se num negócio. O que importa são os nossos actos perante nós e os outros e não aquilo em que acreditamos.

se todos os que nela acreditam, seguissem os seus ideais...

“A religião é o ópio do povo.”

Karl Marx

“A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.”

Sigmund Freud

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 13 de Maio de 2011 em religião

 

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

 
