RSS

a realidade da fantasia ou a fantasia da realidade

08 Jun

Após esta fase psicótica ou neurótica pela qual passei, tive oportunidade de pensar sobre a realidade e a fantasia. A realidade é o que vivemos, sentimos, experimentamos todos os dias, é a nossa vida no nosso meio, com todas as nossas relações inter pessoais e com todos os objectos que nos rodeiam, com todos os sentimentos associados. A fantasia é aquela versão utópica da nossa realidade que nós criámos como uma fuga à própria realidade. Quando a nossa realidade é muito má durante muito tempo, a nossa tendência natural é “viajar” da realidade para a fantasia. A fantasia é a projecção do nosso “eu” numa realidade diferente, numa realidade em que todos os nossos desejos, vontades e sonhos são realizados. É uma realidade em que tudo é como queremos, tudo é perfeito, tudo é doce, tudo é o nosso sonho. É bom sonhar, é bom fantasiar, mau é quando nos transportamos para essa fantasia e nos alheamos da realidade. Tive uns dias assim, fugi da minha realidade e vivi na minha fantasia mas já me passou, já voltei à realidade. Foram momentos em que já não sabia o que era ou o que foi real, foi estranho… Mas estou de volta à realidade, que é bem pior do que a fantasia criada pela mente.

a escolha, se possível, seria óbvia...

 

A realidade da fantasia ou a fantasia da realidade ou, a confusão na minha mente…

 
2 Comentários

Publicado por em 8 de Junho de 2011 em eu, loucura

 

Etiquetas: ,

2 responses to “a realidade da fantasia ou a fantasia da realidade

  1. Salome

    15 de Abril de 2013 at 0:02

    Gostei de ler isso é bom para memte e evoluir_mos em nossos pemçamemtos

     

Deixe uma Resposta

 
