RSS

lições do abismo III

07 Jul

Já vou mais ou menos a meio do livro (Daniel Sampaio – Lições do abismo), começo a entender melhor o sofrimento das pessoas que convivem com quem sofre, por exemplo, de uma depressão. Ver ali alguém de quem gostamos a sofrer e não sabermos o que fazer, o que dizer, ou simplesmente como ajudar. Muitas vezes é impossível ajudarmos, só a pessoa é que se pode auto ajudar. Mas, estarmos ali, impotentes, a ver alguém sofrer também é doloroso. Falo por mim quando digo que houve momentos em que não havia nada que ninguém pudesse dizer que me fizesse sentir melhor. Só a causa da depressão, se acabasse, me faria sentir melhor. E, agora, penso nas pessoas que me amavam e que sofreram porque eu não estava bem. O que dizer quando não se sabe o que dizer? O que fazer quando não se sabe o que fazer? Como ajudar, se não se sabe como? Será que o silêncio é melhor? Será que dizer algo errado é melhor do que não dizer nada? Sei que não foi justo para as pessoas que conviviam comigo mas, a culpa também não era minha de estar com depressão, eu não controlo isso. Se controlasse nunca optaria por passar por uma depressão. Era eu a tentar afastar-me e eles a sofrer com o meu afastamento. Arrastamos os outros para o nosso vortex de sofrimento. É difícil para mim e para quem comigo convive, desgastante até mas a cura é possível, apesar de lenta e penosa… Este abismo que a depressão causa entre o nosso ser e o mundo é enorme…

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 7 de Julho de 2011 em daniel sampaio, depressão, eu, fuga

 

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

 
