RSS

especialista versus generalista

11 Ago

O especialista tem a vantagem de ser bem mais competitivo na sua especialidade, disso não há dúvidas nenhumas. O generalista, porém, tem mais facilidade de adaptação a outras “funções”. Estas denominações podem ser observadas em várias áreas, por exemplo:

  • Natureza; um animal caçador que seja especialista em caçar uma determinada presa tem o futuro comprometido caso a espécie de presa seja extinta ou quase, ou apenas na sua ausência. Um generalista tem um leque maior de presas como alimento, na ausência de uma, mesmo sendo a predilecta, pode optar e alimentar-se por outras.
  • Vida profissional; um especialista numa área, como se está a ver, tem a vantagem de ser fenomenal apenas na sua área, o que pode não ser nada bom caso esse tipo de especialidade se torne obsoleta e se não souber fazer mais nada. Por outro lado, o generalista é mais maleável e se não poder fazer uma função, faz outra, sobrevive. Numa época em que a polivalência se tornou quase num requisito para o trabalhador, ser generalista é vantajoso.
  • Vida social; posso considerar um especialista aquele que se relaciona com muitas poucas pessoas e um generalista aquele que se relaciona com toda a gente. O especialista tem muita mais hipótese de sofrimento e solidão porque o grupo restrito pode se desfazer com separações, zangas ou até morte dentro do grupo de relacionamento. O generalista tem “infinitas” pessoas no seu círculo pelo que as hipóteses de solidão ou sofrimento são infinitamente mais reduzidas.
  • Vida sentimental; neste campo sou um especialista porque quando me apaixono apenas quero essa alma gémea e, se por qualquer motivo, se for “impossível” essa união, os efeitos são simplesmente devastadores. A luta é até à exaustão total ou, mesmo, até à morte, em alguns especialistas. Os generalistas parecem encontrar a felicidade noutro ser que não a sua alma gémea. Fica ao vosso critério qual é o mais vantajoso neste campo, para mim continua a ser o especialista, ao contrário do que considero nos outros campos todos…

generalista ou especialista?

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 11 de Agosto de 2011 em Homem, mundo, sociedade

 

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: