RSS

Arquivos diários: 18 de Julho de 2011

luta III

“Trying is the first step towards failure”

Homer SimpsonThe Simpsons

Nada é impossível?

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 18 de Julho de 2011 em luta, simpsons

 

Etiquetas: ,

vida XXIX

A Lamentação é Completamente Inútil

Não há dúvida de que é inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante o mundo. Resta saber se não é igualmente inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante nós próprios. Evidentemente. De facto, ninguém se lamentará perante si próprio, a fim de se incitar à piedade, o que nada significaria, dado que a piedade é, por definição, o voluptuso encontro dedois espíritos. Para quê, então? Não para obter favores, porque o único favor que um espírito pode fazer a si próprio é conceder-se indulgência, e toda a gente percebe quanto é prejudicial que a vontade seja indulgente para com a sua própria e lamentável fraqueza. Resta a hipótese de o fazermos para extrair verdades do nosso coração amolecido pela ternura. Mas a experiência ensina que as verdades surgem apenas em virtude de uma pacata e severa busca, que surpreende a consciência numa atitude inesperada e a vê, como de um filme que parasse de repente, estupefacta, mas não emocionada. Basta, portanto.

Cesare Pavese, in “O Ofício de Viver”

muro das lamentações

 

Por mais que lamente a minha vida, o mundo não vai mudar para me satisfazer as vontades e os desejos. Como buscar a minha verdade, se eu não sei qual ela é? Como chegar a essa epifania que é a minha realidade, a minha função, o meu destino? Como não me lamentar quando tudo corre mal, por mais que tente ou que lute? Porque lutar quando tudo parece perdido à partida? Porque tentar quando o falhanço me espera?

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 18 de Julho de 2011 em vida

 

Etiquetas:

eu XXI

Sinto-me um pária do meu próprio ser

Um ostracizado do meu próprio corpo

Um exilado da minha própria mente

Um excluído pela própria alma

Um condenado à morte por mim mesmo

Juiz, júri e carrasco de mim mesmo

A ti, tentei dar a vida

A mim, me dei a morte

E nessa morte me exilei

Me exclui da vida

Me subtraí do universo

Nele, no universo, me sinto a mais

Me sinto único

Me sinto animal

Me sinto na solidão

Me sinto perdido

Me sinto ausente

Me sinto pequenino

Me sinto inferior

Nesta vida

Me sinto morto…

Me sinto culpado… de ser inocente…

Nesta liberdade… me sinto preso…

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 18 de Julho de 2011 em eu

 

Etiquetas:

Nelson Mandela

Hoje é o 93º aniversário deste Nobel da Paz, que passou muitos anos de vida preso pela sua luta pela igualdade anti-apartheid. Muita coisa já mudou por causa de um homem, faz-nos pensar que, afinal, podemos mudar o mundo para melhor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela

http://www.nelsonmandela.org/index.php

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 18 de Julho de 2011 em nelson mandela

 

Etiquetas:

Tudo o Que Temos Cá Dentro

Hoje, finalmente, consegui comprar o livro “Tudo o que temos cá dentro” de Daniel Sampaio. Fui a muitas livrarias e nenhuma tinha. Espero gostar tanto deste como gostei do “Lições do abismo“.

Autor: Daniel Sampaio
Editora: Caminho
Local de publicação: Lisboa
Ano de publicação: 2000
ISBN: 972-21-1354-2

Daniel Sampaio surpreende-nos com a espantosa quase-ficção que resultou em mais um novo título, Tudo o Que Temos Cá Dentro.
As emoções que este belíssimo livro provoca, o leitor poderá descobrir e sentir à medida que se deixar envolver por estas páginas preenchidas por dois percursos fascinantes, os de Nuno e Rita, protagonistas num universo que sabemos existir, mas que nem sempre temos a coragem de enfrentar.

 

Etiquetas: ,